domingo, 20 de novembro de 2011

Benefícios da tecnologia para a Mecânica

O Quênia é um exemplo que escolhi para mostrar os benefícios da tecnologia para melhorar as condições sócio-econômica-cultural deste país através da mecânica. O governo implantou um sistema de geração de energia elétrica através do vapor geotérmico, quer dizer: o vapor retirado do centro da terra faz funcionar os geradores que produzem energia elétrica. Como mostra o vídeo.
Por várias décadas a indústria mecânica tem avançado sobre as fronteiras, deixando atrás de si um legado valioso de avanços tecnológicos, do qual inúmeras indústrias têm-se beneficiado.
Como exemplo temos a agência de pesquisas européia Eureka prepara-se para propiciar outro desses benefícios, repassando uma tecnologia da era espacial para a indústria mecânica do alumínio.
A tecnologia atualmente utilizada para a produção de finos anéis de precisão para suporte interno de foguetes espaciais requer o uso de dois tipos diferentes de equipamentos: um torno vertical e um esmeril. O complexo processo de produção envolve a movimentação do anel de uma máquina para outra, além do uso de equipamentos adicionais para fixação segura da peça enquanto ela é trabalhada.
O novo projeto de transferência de tecnologia desenvolveu um sistema único, multifuncional, que quebra com a tradição de equipamentos separados, reunindo furação, usinagem e movimentação em uma única máquina, diminuindo radicalmente o tempo e os custos envolvidos na produção de componentes para foguetes.
A nova máquina, reunindo um motor linear fixo sobre uma mesa de 40 toneladas com um torno vertical, consegue usinar peças de até cinco metros de diâmetro em anéis de precisão, diminuindo o tempo total de fabricação em 40%. O novo equipamento também é mais barato do que as máquinas individuais que ela substitui.
O motor linear é o coração do sistema, permitindo alta aceleração e resolvendo os problemas mecânicos encontrados nas técnicas tradicionais, como caixas de redução ou ausência de torque, por exemplo.
A solução desenvolvida chamou a atenção de várias indústrias, principalmente de fabricação de turbinas a gás. A agência Eureka agora está discutindo com os interessados as adaptações necessárias para que a nova máquina atenda às necessidades específicas de cada um, contribuindo assim para o progresso tecnológico no mundo inteiro.



Um comentário:

novamecanica.blogspot.com disse...

Nosso projeto baseia-se em experiências já testadas e funcionando perfeitamente. Inclusive o nosso clima do sertão brasileiro e interior da Bahia é o mesmo da África. Por isso nosso interesse em criar um projeto que leve energia elétrica através de bombeamento mecânico programado da água do mar injetado diretamente no subsolo produzindo vapor que fazem funcionar o gerador para produção de energia elétrica.